25 de junho de 2009

Um pouco mais sobre liberdade de imprensa - o exemplo da Manuela Moura Guedes

Conseguirá alguém imaginar um jornalista de esquerda a apresentar um telejornal de uma forma tão opinativa como a Manuela Moura Guedes? Quantos dias o deixariam apresentar esse telejornal? Um, dois dias?
O jornalismo da Manuela Moura Guedes pode ser um exercício de liberdade de imprensa, mas porque é que essa liberdade só é válida para as ideias populistas e conservadoras? Deixariam um ex-político de esquerda apresentar um telejornal de forma comprometida com as suas ideias?
Manuela Moura Guedes foi deputada do CDS e isso em nada a diminui.
O que fica diminuída é a nossa cidadania por só haver jornalismo comprometido de direita.

3 comentários:

  1. Não sejas injusto , o Miguel Portas apresenta - Périplo- Histórias do Mediterraneo que passa no canal 2

    ResponderEliminar
  2. Em http://www.mediamonitor.pt/ refere-se que o "share" de audiência do "jornal nacional" da TVI no dia 24 (não sei se é representativo) é de 33%. O "share" para o programa "périplo" deve ser inversamente proporcional ao seu interesse, como é apanágio da RTP2...

    É curioso como muitas pessoas de esquerda se interessam por história e sociedade e como muitas pessoas que se interessam por história e sociedade são de esquerda. Provavelmente deve ser "cool" ser sociólogo esquerdista. O que remete para a velha questão: afinal o que é isso de ser de esquerda?

    Já agora, acerca de questões sem pés nem cabeça, eu diria que um bom sociólogo se interessa pela nossa sociedade e também pela dos outros. O que remete para a questão (que não sei se é tão velha): afinal o que isso de NOSSA sociedade? Onde está a fronteira?

    Agora isso de dizer que ser deputado do CDS não diminui as pessoas... Já viram bem o que é ser deputado de um partido que apresenta tamanhos cartazes eleitorais... com o comandante das tropas a ensaiar um dos sorrisos mais amarelos que já vi? Eu acho que isso tudo e muito mais deve ser suficiente para diminuí-los de vergonha! :)

    ResponderEliminar
  3. por falar em miguel portas, onde esse gajo deveria estar aquando da realização do périplo?

    uma achega: esse tipo foi o quinto eurodeputado com mais faltas na anterior eurolegislatura. e assim se premeiam os medíocres.

    ResponderEliminar